quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Consciência corporal – O retorno

Nosso corpo sabe.  A inteligência que perpassa nosso ser como um todo, deixa no corpo um de seus reflexos mais perceptíveis para nós.

Depois de uma fase de correria, atribulação, desgaste ou um trauma emocional, nosso corpo guarda e marca em sua dinâmica algo do estresse passado. Eu já tinha lido sobre isso em vários lugares, mas não havia percebido o impacto que isso pode ter, até acontecer comigo.

Só algum tempo depois de uma fase difícil e muito estressante, pude ver como cada vértebra e músculo estavam ressentidos: tensos, enrijecidos e mal humorados. Quando vi que nada se mexia ou funcionava como deveria, percebi que meu corpo havia acumulado tanto quanto minha cabecinha e o coração durante aquele período difícil.  

Foi quando, em dado momento, fazer um simples alongamento no pulso me trouxe à tona a uma consciência corporal já esquecida e negligenciada durante o período de estresse - algo havia acontecido aqui dentro.

Um corpo exaurido, uma mente esgotada e uma alma entristecida. Difícil caminhar nesse estado não é mesmo? Difícil promover as mudanças sempre necessárias na carreira, relacionamentos, vida pessoal e intelectual desse modo, não?

Então lá fui eu dar toda a atenção que meu ser, começando pelo corpo, necessitava: ajuste nas horas e períodos de sono, exercício, alimentação correta, contato com a natureza, menos computador, definitivamente, menos computador! Desintoxicação emocional, revisões internas ainda sem data para acabar, e um sentimento de acolhimento, que aprendi com uma amiga muito querida, que é algo como “a capacidade de se abraçar”, no sentido figurado. Cuidar de si, conversar consigo, dar atenção a nós mesmas, procurar entender quais são os entraves, as necessidades prioritárias, os curativos a serem feitos.

O resultado de uma pequena, quase mínima parte, digerida desse grande e múltiplo processo, eu conto aqui para vocês...

Naquele determinado período complicadinho, mal sabia eu que de nada adianta dormir e descansar, se você dorme mal, tem insônia de noite e muito sono no meio da tarde, períodos em que, biologicamente deveríamos ter sono e disposição, respectivamente. Tudo bem, todos temos nossos ritmos, mas nosso corpo, com seus fluxos, transformações, processos celulares, enzimáticos e outros, não está apartado do meio que o circunda, o que inclui o dia, a noite, determinados horários, estações do ano, temperaturas e etc.

Se não é nenhuma novidade que lua e o sol influenciam nossos processos corporais, como não atentar para isso? Se até para os praticantes do Tai- Chi, por exemplo, é sabido que se deve acordar cedo para receber a energia matinal que desponta cedinho a cada manhã, e que regerá os processos da natureza ao longo de todo dia, como nós podemos querer tentar participar disso somente de acordo com nossa agenda? Não é nada místico, veja bem, eletromagnetismo, fotossíntese, absorção de nutrientes pelas plantas, pelos nossos ossos, tudo caminha em perfeita harmonia no frescor de um dia bem começado e bem aproveitado. Mas isso havia passado despercebido para mim, e dormir mal ou com um sono desequilibrado foi o primeiro ponto negativo para meu corpo, sentido somente algum tempo depois.

A alimentação foi outra que somou mais alguns pontinhos. Não é a toa que parece que os médicos dão sempre os mesmos conselhos, mas... Sabemos por que eles dão estes conselhos?

Uma dieta pobre em vitaminas e rica em alimentos com efeito bioquímico semelhante aos antidepressivos, relaxantes e estimulantes - como café, carboidratos, açúcar, chocolate e gorduras, podem destruir o organismo e a disposição de qualquer um a longo prazo. Acredite. Não estou falando só de questões como aumento de peso ou estado da pele, desencadeados pelas mudanças hormonais e padrões de alimentação, estou falando também de coisas como alegria e disposição.

Todo mundo diz que é importante comer frutas, verduras, vegetais e cereais, mas poucos sabem que a variedade de vitaminas e componentes que uma refeição balanceada nos dá é fundamental para o bom andamento de nossa vida emocional também. O equilíbrio de nutrientes variados em nosso corpo pode influenciar processos e doenças, que vão desde um cansaço, irritação ou dor de cabeça, até problemas mais graves, como câncer e depressão. Sim, comer aquela fruta no café da manhã, saladas, legumes e vegetais é muito importante para sua vida. Mesmo!

Dormir, comer e... Agora eu vou entrar em um território um pouco mais delicado, porém, fundamental de ser explorado na época em que vivemos, que é o dos pensamentos, sentimentos e intuições.

Longe de estarem apartados de nossos processos físico-emocionais, eles fazem uma ponte entre nossas materialidades mais densas: corpo, tecidos, células; e as mais sutis, como átomos, eletricidade e vibrações energéticas. Calma, sem susto, eu já explico!

Veja só, por exemplo: um único pensamento (materialidade sutil) é capaz de desencadear uma onda elétrica, que por sua vez, estimula um processo bioquímico, que irá atuar diretamente no corpo e em nossos órgãos (materialidades mais densas), trazendo saúde, longevidade e nutrição a determinadas partes dele, ou intoxicando, degenerando, causando mal estar e doença. Um dos exemplos mais comuns e fáceis de visualizar é a gastrite nervosa. Para quem tem, já teve ou conhece alguém que tem, sabe do estou falando, e de como sentir, pensar e intuir, tem tudo a ver com acordar de bom humor e disposto (e até se viver uma vida inteira assim), ou pelo contrário, passar boa parte de seus dias de mau humor, desanimado e com dores que mudam de lugar a cada dia.

Ampliando o quadro não é difícil ver como tudo participa de uma dinâmica maior, capaz de desencadear efeitos concretos e muito sérios, já que as emanações sutis que nos circundam, atingem também nosso físico, não interessa se as vemos ou não. Nossos estados internos podem ser influenciados de forma positiva ou negativa por tudo que está a nossa volta: pessoas, lugares, ambientes, sons. Não é preciso ser hipersensível para ser influenciado por algum barulho ou música que ouvimos com frequência ao nosso redor, por exemplo. Não vemos o som, não vemos a raiva ou a tristeza, mas eles estão lá, existindo e atuando sobre todo o nosso ser e influenciando nosso corpo, nossas decisões, nossas vontades. Feliz daquele ou daquela que conseguir sair um pouquinho da correria da vida cotidiana para perceber o que atua sobre nós durante o dia-dia, e de que forma. Mais feliz daquele que souber filtrar as influências que nos circundam de forma proveitosa para si.

Parece chavão, mas a saúde é mesmo um conjunto intrincado de relações que vão muito além do que acontece entre os problemas que nos são perceptíveis, e os remédios prescritos por um médico para tratar de tais problemas.

E as mulheres, que quase sempre são mais sensíveis que os homens, tendem a ser muito mais suscetíveis aos desequilíbrios de um modo geral, não importando se malham ou se têm resistência física. Temos que cuidar de nós mesmas e reaprender como se faz isso com urgência, pois é urgente.

Nunca antes na história estivemos expostas a tantos fatores nocivos, que tendem a nos causar dano quase que ininterruptamente. E o pior, nunca antes, também, fomos tão responsáveis por estes fatores e estados como agora, co-participando e nutrindo coisas que no final das contas, acabam não nos fazendo bem. E como eu disse, um indicador bem perceptível disso é nada mais nada menos do que o próprio corpinho que nos carrega.

Lá atrás, quando pude sentir a impressão de um corpo dolorido, uma mente improdutiva e uma emoção maltratada sobre minha consciência, não restou outra coisa senão ir correndo cuidar de mim. A boa notícia é que sobrevivi, melhorei, e esse período todo, ao menos, me rendeu um bom assunto (longe de terminar), para trazer aqui para vocês, no Beabá!

Um grande abraço!

Por: Caroline Derschner

Um comentário:

  1. Mente são, corpo são. Passei por coisa parecida, quando sintomas físicos me avisaram que eu deveria voltar a equilibrar minha vida (trabalho, afeto, espiritualidade, alimentação, descanso, intelectualidade e atividades físicas). Bom que você entendeu o seu aviso e parabéns pelo texto, ainda mais postado tão cedo.
    Que a luz do sol ilumine seu caminho

    ResponderExcluir